A Importância da Margem de Contribuição
- elymuzz
- 22 de jun. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de jun. de 2021
Calcular a margem de contribuição é fundamental para identificar qual a parte dos recursos gerados são necessários para pagar as despesas e ainda ter dinheiro em caixa. É como nas contas pessoais, calculamos o quanto recebemos pelo nosso trabalho, e fatiamos entre as despesas daquele mês e contamos com uma margem para poupar.
Imagine seu negócio como uma grande máquina que entra produto de um lado (compras) e sai produtos ou serviços do outro lado (vendas), a diferença entre o preço do produto que saiu e o custo do produto que entrou é a margem de contribuição. Contudo, para essa máquina girar é preciso um esforço, e é esses gastos de força para máquina movimentar que são os custos fixos.

Mas, lembre-se, os vários produtos que entram e saem dessa "máquina" podem ter margens de contribuições diferentes, por isso, é necessário identificar quais produtos geram mais margens para que sua estratégia de venda possa ser focada nesses produtos. E o pior, existem produtos em que a venda não paga nem o custo de aquisição, e eles geram margens negativas, esses requerem tratamento urgente, ou saem do seu portfólio de vendas ou precisão de uma nova precificação, o certo é, as melhores literaturas contábeis indicam que tal situação é prejudicial ao caixa da empresa. Enfim, acompanhar a margem de contribuição de seus produtos é importante para saúde financeira do seu negócio.
Se você quiser entender melhor as margens de seus produtos, ainda conseguimos te ajudar gratuitamente, copie o link abaixo, cole na barra do seu navegador e preencha o formulário com os dados solicitado. Ou entre em contato pelo email contato@ofsolucoes.com.br.
Obrigado!!!
Comments