Balanço patrimonial, o equilibro do patrimônio.
- elymuzz
- 9 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Lembra daquela balança que eram dois pratos? Um de cada lado com um pêndulo no meio, de um lado era colocado o peso padrão e do outro algo que se pretendia auferir o peso, e o diagnóstico estaria completo quando os dois lados estivessem em equilibro, nem pendendo para um lado, nem para o outro. Pois bem, essa é a ideia do balanço patrimonial.

Na contabilidade, o patrimônio não é só bens (imóveis, terrenos, carros, etc) como popularmente conhecemos, a esses bens são acrescentados outros direitos monetários (dividendos a receber) que a pessoa física ou jurídica tenha junto a terceiros, e também é diminuído obrigações (dividendos a pagar) que o pessoa tenha firmado com outros.
Dito isto, agora vamos aplicar o principio da balança para auferir o patrimônio, para isso o primeiro passo é transformar tudo em uma mesma unidade de medida: valor econômico (grana). Em um dos pratos colocamos os bens e direitos, no outro prato as obrigações, se os pratos estiverem equilibrados certinhos, significa que o valor do seu patrimônio é zero, isso mesmo, se a empresa tiver que pagar todas as sua obrigações (fornecedores, empréstimos, obrigações tributárias e trabalhista, etc) ela teria que vender seus bens e capitar seus direitos para honrar esse compromisso, e no final ficaria com zero valor em mãos. Ainda é possível que esse valor da venda dos seus bens e direitos não dê para pagar todas as obrigações, esse situação é chamada tecnicamente na contabilidade como passivo a descoberto. Mas, o ideal, e o objetivo de ser para qualquer empreendimento é que o prato da balança onde está os bens e direitos sempre esteja mais pesado, e quanto maior a diferença melhor, e a essa diferença contabilmente denominamos patrimônio líquido.
E o balanço patrimonial? Vamos lá, se é balanço, vamos equilibrar esse pratos, o balanço patrimonial é uma demonstração contábil que demonstram de um lado bens e direitos, o ativo, e do outro lado obrigações e patrimônio líquido (ou obrigações e passivo a descoberto) que é o passivo, de forma que o valor do ativo sempre será igual a valor do passivo, a "balança do patrimônio".
Se esse artigo foi relevante para compreensão do que é um balanço patrimonial, deixe seu comentário. Para ver outros artigos clique aqui.
Comments