Contra fatos não há argumentos
- elymuzz
- 16 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Resultado apresentado, reunião de fechamento e a pergunta que deixa todos inquietos: "porque o resultado não aconteceu como o esperado?". Daí, salve-se quem puder, um argumenta de lado, outro do outro, com jeitinho e boa conversa, geralmente, termina-se sem um diagnóstico do que realmente aconteceu e muito provavelmente sem a responsabilização devida a quem de direito.

Com o tempo percebe-se que os argumentos servem a um intuito, tirar a "batata quente" de um colo e jogar para outro, esse é um ciclo tendencioso que todos somos impelidos a fazer até por um instinto de autopreservação, e assim, no ambiente corporativo perpetuam aqueles com maior poder argumentativo.
Em anos de contabilidade, agente aprende que se fizer a pergunta certa os números respondem, e aí, contra fatos não há argumentos, como dizia um ex-colega "você pode brigar comigo, mas não com os números". Diria que há alguns pré-requisitos para que isso funcione:
1 - Acordo prévio - Um ótimo balizador para ficar bem definido qual é o alvo é a definição de um bom orçamento, contudo, para esse orçamento funcionar como um acordo pré-estabelecido é importante que todas as partes estejam envolvidas na confecção do mesmo. Um bom orçamento tem premissas bem definidas e um ciclo de formação com etapas que devem ser cumpridas.
2 - Definição de responsabilidades - outro ponto importante é a definição de quem vai ser responsável pelo que. E essa responsabilização deve está ligada a gestores de áreas, mesmo que não sejam eles que executem, cabe aos gestores se comprometerem com os números que estão sendo apresentados, tanto os prévios quanto os executados;
3 - Indicador certo - um bom indicador responde o porque e quem foi o responsável, por isso, faça indicadores por responsáveis e com premissas bem definidas. Evite começar com muitos indicadores, mas, procure identificar aqueles que tragam respostas às principais perguntas de seu empreendimento.
Os argumentos apresentados em uma reunião com o tempo se perdem, e vez por outra, estamos na mesma sala com as mesma pessoas fazendo as mesmas perguntas sem respostas concretas. Os números de um bom indicador estarão presentes em cada reunião nos mostrando o quando evoluímos por ter tomado as decisões corretas, ou pelo menos, nos mostrando porque as coisas não foram tão boas assim, e nos dando uma nova chance de recomeçar a partir das informações trazidas por novos dados.
Deixe seu comentário, veja outros artigos.
Comments