Vença a paralisia estacionária que impede seu negócio de crescer.
- elymuzz
- 3 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de ago. de 2021
"Vida de maria" é um curta-metragem em 3D, lançado no ano de 2006, produzido pelo animador gráfico Márcio Ramos. O filme nos mostra a história da rotina da personagem “Maria José”, uma menina de cinco anos de idade que se diverte aprendendo a escrever o nome, mas que é obrigada pela mãe a abandonar os estudos e começar a cuidar dos afazeres domésticos e trabalhar na roça. Enquanto trabalha ela cresce, casa e tem filhos e depois envelhece e o ciclo continua a se reproduzir nas outras Marias suas filhas, netas e bisnetas.

Maria planeja, se esforça e até tenta promover a mudança necessária para alcançar seus sonhos, mas é vencida pelo ciclo e acaba repetindo os passos de seus pais. No empreendedorismo muitas vezes é assim, no começo temos sonhos para fazer algo diferente e relevante, a gente até luta, projeta e da início, mas, logo é vencido pelo ciclo vicioso e nos acomodamos repetindo os mesmos passos já trilhados por outros no segmento em que estamos atuando.
Contudo, vale lembrar, os tempos são outros, muito provavelmente o que deu certo com empreendedores do passado não vai dar na atualidade. A tecnologia está mudando o mercado drasticamente, e podemos ver isso de duas formas, ou acreditando que agora é a hora de implementar as mudanças necessárias para atingir novos patamares, ou, como Maria, nos acomodamos e paramos de correr atrás dos nossos sonhos.
Para vencer a paralisia estacionária do seu negócio, vença primeiro o que está te impedido de sonhar mais alto. Você é o líder de seu empreendimento, e ele só vai ser grande se você sonhar grande, os seus sonhos são os limites de onde seu negócio pode chegar. Agora, lembre-se, há um passo significativo entre o sonho e a realização dele, para realiza-lo é preciso esforço, metas e objetivos.
Com o intuito de transformar esse sonho empresarial em realidade, na gestão moderna, está sendo muito utilizado metodologias com visões mais holísticas sobre um empreendimento. Um bom exemplo, é o BSC (Balanced Score Card), esse modelo, traz como principal contribuição uma metodologia onde definição de estratégias e planejamento não fique apenas entre os gestores, mas desça até o nível operacional de forma sistemática e controlada. Para isso, o método abrange quatro perspectiva: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Muitas outras ferramentas contábeis gerenciais têm sido adotadas ultimamente para que ciclos viciosos do passado sejam quebrados e possamos alcançar novos patamares em modelos de gestão de negócio. É tempo de voar mais alto, é tempo de quebrar paradigmas e fazer a diferença no empreendedorismo moderno, é tempo de sonhar.
Para ver outros artigos, clique aqui.
Comments